quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

rock ♪






Do subúrbio de Londres para o mundo!!!
Winehouse nasceu numa área suburbana de Enfield, Londres, numa família judaica de quatro elementos com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse,era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica.
Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse.

Cresceu no subúrbio de Southgate e fez os estudos na instituição de ensino Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse funda uma banda amadora - e de curta vida útil - de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour". Ela descreveu a banda como sendo "the little white Jewish Salt 'n' Pepa" ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").



Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de um amigo (depois namorado), cantor de soul, Tyler James.

O seu álbum de estreia, "Frank" (2003), foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 14 de fevereiro de 2007 ela ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton.


O seu segundo álbum, "Back to Black", recebeu 6 indicações para o Grammy 2008, incluindo os quatro principais ( Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial,
sendo o disco mais vendido de 2007 , com mais de 9 milhões de cópias vendidas no
mundo inteiro.

Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: Foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.


Ultimamente tem-se debatido, juntamente com o seu marido, com problemas relacionados com drogas,
tendo várias vezes tentado superar o vício em clínicas de desintoxicação. Os tablóides britânicos
elegeram-na como alvo preferencial, destronando deste modo Pete Doherty ex-The Libertines e actual
líder dos Babyshambles, como junkie mais famoso da Grã-Bretanha.

O empresário dela abandonou-a ao descobrir que no autocarro da tournée, Amy usava heroína.
 
No dia 22/01/08, um video com Amy usando crack e outras drogas saiu no site de tabloides The Sun.

Esse video podia mudar a vida de Winehouse, pois a sua familia e amigos não sabiam o que fazer com ela,
mas 25/01, foi internada numa clinica de reabilitação, sendo vigiada 24 horas por dia.



Em função das polêmicas, o governo dos EUA negou visto à artista para cantar no Staples Center, sede da 50ª edição do Grammy, realizada em 10 de fevereiro em Los Angeles. A pedido dos organizadores, Winehouse deveria cantar numa performance direto de Londres, onde mora e cumpre seus tratamentos anti-drogas.
Foi apanhada com uma substância branca no seu nariz, como se fosse pó, alimentando os rumores de que ela não parou de se drogar.



No dia 30 de Maio de 2008 deu o seu primeiro concerto em Portugal no Rock in Rio Lisboa. Este concerto, que serviria de base para avaliar o seu estado fisico e emocional, deu-lhe uma nota negativa.

Na opinião de muitos, Amy entrou em palco bebêda e drogada. Tinha um hematoma no pescoço e uma ligadura na mão que a impedia que segurar no microfone. Encontrava-se rouca pelo que o concerto deixou um pouco a desejar.


Alguns dos fãs afirmaram que já estavam à espera de tal coisa, outros ficaram horrorizados e outros conseguiram mesmo delirar com o concerto. Este seu concerto
Foi motivo de notícia nos mais diversos meios de comunicação.

Acompanhada de seis músicos e dois vocalistas, Amy Winehouse demorou 50 minutos para interpretar pouco mais de dez temas retirados dos seus dois álbuns (Frank, Back to Black), mas não na sequência anteriormente prevista.

Amy Winehouse, que deu o primeiro grande concerto em vários meses, pediu desculpa pela fraca voz e admitiu que devia ter cancelado o concerto, mas agradeceu o fato de ter estado perante quase cem mil pessoas.
 
Seu estilo vem sido amplamente imitado, visto que o seu cabelo vem com uma porção apelidada de 'colméia' que virou a sua marca registrada. Além de que suas roupas retrô e suas tatuagens de pin-ups da década de 50 fazem de Amy uma mulher de tanto estilo e personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário